OLHAR PARA O FUTURO

Agregar valores como morar junto às áreas verdes, confortos urbanos, economia de recursos naturais e a reciclagem de resíduos, é conceito de loteamentos “verdes” que se populariza no Brasil, conforme cresce a consciência ecológica e os problemas ambientais ficam mais próximos e mais intensos.

Um condomínio que proporciona qualidade de vida junto á natureza e é capaz de dar suporte a seus moradores para economizar recursos é mais que um conceito correto. É ecologicamente necessário e representa a vanguarda do movimento de recuperação ambiental a longo e médio prazo.

Preservação do verde

Mais de 5.000 mudas plantadas

A Bosque Sul começou a planejar o Condomínio Residencial Bosque Sul há 10 anos quando plantou as primeiras aleias de árvores nobres que hoje formam à cobertura da pista de caminhada. Com mais de 29.000m² de área verde interna, esta localizado em meio a 100.000m² de área verde com mata nativa, represa e rio de águas límpidas.

A preservação da mata, replantio de áreas desmatadas e arborização das ruas têm grandes influências no micro clima da área, reduzindo assim as mudanças climáticas negativas como o aumento da temperatura, diminuição da unidade relativa do ar e intensidade da velocidade dos ventos.

Estas ações geram economia direta para o morador do condomínio e entorno, reduzindo o consumo de energia na climatização de ambientes e na melhoria da qualidade de vida reduzindo enfermidades causadas pelo clima e poluição.

CONSTRUÇÕES QUE ECONOMIZAM ENERGIA ELÉTRICA

No Condomínio Residencial Bosque Sul os prédios foram planejados para economizar energia elétrica e o uso da água como seu fator gerador.

Janelas e portas amplas com vidros transparentes do Salão de Festas e Academia geram um melhor aproveitamento da luz natural tornando desnecessário o uso de luz artificial durante o dia.

A altura interna e localização das edificações facilitam a circulação do ar diminuindo o uso de equipamento de refrigeração.

VALORIZAR O CAMINHO DAS ÁGUAS

Calçadas com faixas de grama

Utilizamos pisos permeáveis e calçadas com faixa de grama que drenam a água aumentando a permeabilidade do solo.

Chuvas e enchentes são minimizadas quando, além do mínimo de exigido pela legislação, adotarmos formas inteligentes na pavimentação de áreas como estacionamento, pistas de caminhadas e áreas de lazer.

O aumento da drenagem no solo evita que as chuvas corram para as bocas de lobo que levam a água diretamente ate os rios e fundos de vale, evitando enchentes, erosão e minimizando o desgaste do sistema viário.

A coleta de águas da chuva foi pensada para que o Condomínio possa reaproveitar esse recurso para jardinagem e manutenção, direcionando o sistema de galeria de coleta para um único ponto onde poderá ser armazenado para sua reutilização após tratamento.

VIVEIRO DE MUDAS

A Bosque Sul mantém um viveiro de mudas, com árvores nativas e palmeiras raras, para estar presente em toda a cadeia de preservação e recuperação do meio ambiente. Desde a coleta de sementes, produção das mudas plantadas em nossos empreendimentos e doação e plantio em áreas públicas.

COLETA SELETIVA DO LIXO

Incentivamos a separação do lixo orgânico do reciclável para entregar ao município, que já tem implantada a coleta seletiva, seus resíduos já separados.

As vantagens são a preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida dos moradores, uma vez que a separação e o acondicionamento correto do lixo reduzem o mau cheiro, evita a contaminação do solo e contribui socialmente já que coleta seletiva gera para os catadores uma renda que quase dobra em relação á forma tradicional de reaproveitamento de resíduos.